Site Autárquico São Brás de Alportel

Atendimento ao Residente Estrangeiro

Atendimento ao Residente Estrangeiro

Num concelho onde mais de 10% dos residentes são estrangeiros, é fundamental dotar o município de melhores respostas para estas comunidades, ao nível do apoio, da cooperação e do desenvolvimento comunitário.

O novo serviço de atendimento, inicialmente em língua inglesa e alemã (prevendo-se estender a outras línguas), pretende informar e ajudar a resolver os problemas destes residentes, com mais eficácia e de forma mais acessível.

Venha ter connosco! Esperamos por si na manhã da 3.ª quinta-feira de cada mês (ou outro horário se necessário)!

Faça a sua marcação: tel. 910 929 260 / help.foreign@cm-sbras.pt

Notícias

Descarregue aqui o folheto informativo

  • Novo Serviço de Atendimento ao Residente Estrangeiro

    Num concelho onde mais de 10% dos residentes são estrangeiros, é fundamental dotar o município de melhores respostas para estas comunidades, ao nível do apoio, da cooperação e do desenvolvimento comunitário.
    Neste sentido, e em complemento a todo um conjunto de serviços já existentes, nomeadamente o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), que integra São Brás desde há muito numa rede de centros existentes em todo o país, numa parceria com o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural, entendeu a Câmara Municipal por oportuno a criação de um novo serviço que pretende fazer a ponte entre as comunidades estrangeiras residentes e os serviços da autarquia.

    O novo serviço de atendimento, inicialmente em língua inglesa e alemã (prevendo-se estender a outras línguas), pretende informar e ajudar a resolver os problemas destes residentes, com mais eficácia e de forma mais acessível. A nova aposta da autarquia nos serviços de apoio aos cidadãos, que pretende dotar o município de uma valência que melhore a proximidade e a comunicação com as comunidades de residentes estrangeiros, com uma presença muito significativa no concelho.

    O Serviço de Atendimento ao Residente Estrangeiro é um serviço inovador e ambicioso que pretendeu fortalecer a integração da comunidade estrangeira e facilitando o relacionamento com a autarquia local, mediante a criação da figura do Provedor do Residente Estrangeiro.

    Alexandre Barcia, natural da Galiza, que viveu durante muitos anos nos Estados Unidos e ao descobrir São Brás de Alportel tornou-o a sua casa e aqui desenvolve a sua vida de cidadão ativo, com uma intensa atividade na área da solidariedade e voluntariado, é o nosso Provedor do Residente Estrangeiro. Este é mais uma desafio que abraça com um brilho nos olhos, porque a ajuda ao próximo é a razão maior da sua vida.

    Através deste novo serviço pretende-se:

    - Promover a mais completa integração das comunidades imigrantes residentes;
    - Facilitar as relações entre estas comunidades e as diversas entidades e organismos existentes no concelho;
    - Simplificar os processos burocráticos e agilizar os processos de licenciamento urbanístico, de modo a promover a realização de investimentos no concelho e a fomentar a tão necessária dinamização da economia local;
    - Garantir o direito à informação na língua comunitária de origem sobre o estado e andamento dos processos aos interessados;
    - Apoiar e promover atividades desenvolvidas pela população estrangeira, consideradas integradoras e uma mais-valia para o Concelho.

    Venha ter connosco! Esperamos por si na manhã da 3.ª quinta-feira de cada mês (ou outro horário se necessário)!

    Faça a sua marcação:

    tel. 289 840 000 / tel. 910 929 260 / help.foreign@cm-sbras.pt

  • New support service for foreigners

    In a city where over 10% of residents are expatriates, it is essential to provide the municipality of best answers to these communities, the level of support, cooperation and community development.

    The new answering service, initially in English and German language (it is expected to extend to other languages), aims to inform and help solve the problems of these residents, more effectively and more affordably.


    Come to us! We wait for you on the morning of 3. Th Thursday of each month (or other time if necessary)!

    Make your appointment:
    tel. 910 929 260 / help.foreign@cm-sbras.pt

  • Neuer service resident alien

    In einem Land, wo mehr als 10% der Einwohner sind Ausländer, ist es wichtig, die Gemeinde der besten Antworten auf diese Gemeinden, die Höhe der Unterstützung, Zusammenarbeit und Entwicklung der Gemeinschaft zu schaffen.
    Die neue Antwortdienst, zunächst in deutscher und englischer Sprache (es wird erwartet, dass sie in andere Sprachen zu erweitern), zielt darauf ab, dieser Bewohner effektiver und kostengünstiger zu informieren und helfen, die Probleme zu lösen.


    Kommen Sie zu uns! Wir erwarten Sie am Morgen des 3. Th Donnerstag eines jeden Monats (oder andere Zeit, wenn nötig)!

    Machen Sie Ihre Bestellung:
    tel. 910 929 260 / help.foreign@cm-sbras.pt