Site Autárquico São Brás de Alportel

PROJETO “ DEAR STUDENT”

Dear Student

O Projeto “Dear Student “ é dirigido aos jovens estudantes europeus, para incrementar a sua participação cívica e ativa na construção das suas comunidades e reforçar as suas competências, como cidadãos de uma Europa que se pretende cada vez mais inclusiva, solidária e sustentável.

O município de são Brás de Alportel, em parceria com a Associação IN LOCO e a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, lançou-se neste desafio, dando continuidade às políticas municipais de juventude, onde a participação ativa dos jovens constitui uma prioridade.

O Projeto “Dear Student “ é um projeto de financiamento direto da União Europeia para autoridades Locais e Atores Não Estatais sob a Linha de Financiamento 21.03.02  Reference: EuropeAid/131143/C/ACT/Multi“DEAR STUDENT: STrengthened and sustainable Development in Educative centers and Network of local sTakeholders through DEAR, para o desenvolvimento reforçado e sustentável nos centros educativos e rede de partes interessadas locais.

O projeto está a ser implementado em 6 países da União Eurtopeia (Bulgária, Croácia, Itália, Portugal, Roménia e Espanha), integrando 14 parceiros – que compõem uma experiência variada de Autoridades Locais Europeias e Atores Não Estatais( ANE) com experiência em atividades de Educação para o Desenvolvimento e Sensibilização em cooperação com sistemas educacionais e organizações.

Este projeto, em rede, está a ser desenvolvido, em simultâneo num conjunto de locais: Bulgária (na cidade de Sófia e Província de Haskovo), Croácia (municípios de Vukovar-Srijem e Osijek-Baranya), Itália (nas regiões de Úmbria e Lombardia), na Roménia (na cidade de Bucareste e Munténia-Sul), na Espanha (na região da Andaluzia) e em Portugal, justamente no município de São Brás de Alportel.

O projeto reforça o compromisso entre Autoridades Locais) e Associações de Autoridades Locais, em cooperação com Atores Não Estatais no que concerne a políticas a nível local para o desenvolvimento humano sustentável enfatizando as agendas de vários stakeholders para promover uma cidadania ativa e envolvida para lutar contra a pobreza, desigualdades e exclusão económica e social.

 

Constituem objetivos do projeto:

Objetivo Geral: reforçar as redes de comunicação entre as autoridades locais, atores não estatais e responsáveis pelos sistemas de educação de modo a encorajar políticas públicas mais coerentes com processos de desenvolvimento humano sustentável.

Objetivo Específico: dar apoio ao papel das autoridades locais para que sejam catalisadoras de mudança nas suas comunidades através do reforço da sua capacidade para promover atividades de educação para o desenvolvimento nos sistemas de educação formais através de uma parceria entre várias organizações.

Tratando-se de um projeto Plurianual, decorre entre março 2013 a Agosto 2015.

notícia