Site Autárquico São Brás de Alportel

EPIS

Câmara Municipal, Escola e Empresas estão juntas para DEFENDER O FUTURO DOS JOVENS

A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas aderiram a um interessante projeto nacional, em cooperação com a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, para integrar a Rede de mediadores de capacitação para o sucesso escolar.

A Associação EPIS – Empresários pela Inclusão social - foi criada em 2006 com o objetivo de juntar empresários, que partilhassem da vontade de contribuir para uma maior inclusão social, focando a sua ação, na área da educação.

Esta Rede de Mediadores de capacitação para o sucesso escolar dedica-se então a alunos que frequentam o 3º ciclo do ensino básico mas que apresentam fatores de risco ao nível do sucesso escolar e para os quais são desenhados planos individuais de acompanhamento em proximidade e em continuidade. Para cada jovem é traçado um projeto de vida, traçado com base na sua realidade e nas suas potencialidades! Acreditar no futuro é a chave para esta intervenção que está a mostrar muito bons resultados, no momento em que alcançamos o 3.º ano letivo da sua concretização.

No caso de São Brás de Alportel, de um universo de 600 jovens estudantes, foram diagnosticados pelo Agrupamento José Belchior Viegas 70 alunos que enquadram este perfil. Esta avaliação tem em consideração 3 diferentes tipos de estudantes: os que não querem estudar e não se interessam pela escola tendo um passado e um presente cuja envolvência familiar e social são desajustados; os que querem estudar, mas não conseguem obter resultados positivos e ainda aqueles que, embora se sintam bem no ambiente escolar, não querem participar nas atividades curriculares.

A metodologia dos Empresários pela Inclusão Social (EPIS) para a prevenção e combate ao insucesso escolar assenta em ideias chave que se consideram fundamentais para o sucesso escolar com as quais o agrupamento e o município se identificam tais como: “educar articulando com os recursos familiares e sociais (escola/ comunidade), com recurso aos processos de desenvolvimento psicológico e de aprendizagem; educar partindo da aquisição de competências específicas, curriculares e transversais, competências sociais, entre outras; avaliar e intervir, a partir de evidências científicas, técnicas e periciais, constituídas por roteiros bem identificados de procedimentos, bem como indicadores.

A integração neste projeto surge da necessidade de continuar a encontrar respostas inovadoras para os constantes desafios da educação de públicos tão diversificados, dando prioridade a 3 áreas de intervenção: a promoção do sucesso escolar, a prevenção do abandono da sala de aula e da indisciplina e ainda a promoção da educação para a saúde.

Ainda no âmbito deste projeto EPIS, realiza-se, todos os anos, a Rota das vocações de Futuro, envolvendo 50 jovens de todo o país de Norte a Sul. Trata-se de uma viagem de estudo de uma semana, em que se realizam visitas a empresas e se desenvolvem atividades de carácter cultural e de lazer também. É uma oportunidade para que os nossos jovens descubram, entendam e que se interessem pelo que de melhor se faz no nosso país. O tema do ano da implementação deste Projeto em São Brás de Alportel foi a “Indústria em Portugal”. Este é um prémio para jovens alunos do 3º ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, das escolas e concelhos parceiros da EPIS. C

Da nossa escola, o aluno que reuniu estas condições e que "embarcou" nesta aventura foi o Pedro Pinheiro do 7ºE. Este aluno está de parabéns, pois transitou para o 8º ano sem ter tido qualquer nível inferior a três!

Nem toda as crianças aprendem no colo a sonhar… nem todos os meninos e meninas aprendem a gostar do outro lado do espelho… muito não encontram razões para sorrir nem passos para seguir…

Medir o sucesso de um projeto com esta missão é medir o sorriso no olhar destes jovens e encontrar cada pequena grande vitória…

Os jovens são o Futuro e é no Presente que devemos ao seu lado construir uma sociedade mais justa, mais inclusiva e solidária!