Site Autárquico São Brás de Alportel

Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente

Serviço Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente

Para dar resposta às crescentes necessidades de apoio psicológico, entre crianças e jovens, e a pensar sobretudo nos agregados familiares mais desfavorecidos, a Câmara Municipal criou o Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente, numa aposta nas novas gerações, a quem cabe o futuro.

download folheto informativo 

  • O que é?

    O Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente é uma das valências do Serviço Municipal de Psicologia, um serviço social da Câmara Municipal, que trabalha em direta articulação com as escolas do concelho, destinado a crianças e adolescentes a frequentar o ensino pré-escolar e o ensino básico, provenientes de meios familiares mais desfavorecidos. Uma resposta social que vem reforçar os escassos recursos nesta área disponibilizados pelo Ministério da Educação ao Agrupamento de Escolas.

  • A quem se destina?

    Este Gabinete destina-se a todas as crianças e jovens do concelho, com necessidades de apoio psicológico, a frequentar os estabelecimentos educativos do concelho, oriundos de agregados familiares desfavorecidos.

  • Como funciona?

    Os alunos são encaminhados para o Gabinete Municipal de Psicologia através do seu professor ou educador (no ensino pré-escolar e 1.º ciclo) ou do Diretor de Turma (a partir do 2.º ciclo do ensino básico).

    Assegurado por um técnico da Câmara Municipal, o Gabinete acompanha anualmente cerca de 150 crianças e jovens, tendo vindo a verificar-se uma procura crescente do apoio deste serviço.

    No desenvolvimento do seu trabalho, devido à limitação de recursos humanos, imposta às autarquias e de modo a tentar dar resposta ao maior número de crianças e jovens, o Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente conta com a colaboração de estagiários da Ordem dos Psicólogos, fruto de parcerias estabelecidas com o município.

    O Gabinete trabalha em estreita colaboração com o Departamento de Ensino Especial do Agrupamento de Escolas, com os demais Serviços Sociais da Câmara Municipal e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

    Nos últimos anos, as problemáticas mais evidenciadas entre as crianças e os jovens são as perturbações de humor, sintomas de depressão, sintomatologia ansiosa, dificuldades de aprendizagem frequentemente reativas a dificuldades no relacionamento familiar e comportamentos delinquentes. Em menor quantidade também são de referir as perturbações do comportamento alimentar, as perturbações no controlo dos impulsos e ainda alguns casos de mutismo seletivo e um caso de POC – Perturbação Obsessivo Compulsivo.

    Para além do acompanhamento prestado às crianças e jovens, o Gabinete desenvolve ainda ações de informação e sensibilização, dirigidas à comunidade escolar, estando sempre disponível para trabalhar em parceria com as diversas entidades locais, na procura das melhores respostas para ajudar as crianças e jovens e as suas famílias.

  • Onde funciona?

    O Gabinete desenvolve o seu trabalho nos diversos estabelecimentos educativos, estando sediado no edifício do Jardim de Infância de São Brás de Alportel (JI Joaninhas), na Rua 5 de Outubro, integrado no Centro Escolar.

  • Em que horário?

    O Gabinete desenvolve o seu trabalho, ao nível do acompanhamento psicológico das crianças e jovens, no horário de funcionamento dos estabelecimentos educativos.

  • Como posso contactar este Gabinete?

    Para contactar este gabinete ou obter mais informações, deve contactar:

    Tel. 289 840 016 / psicologia@cm-sbras.pt