Site Autárquico São Brás de Alportel

Envolve

Envolve

Sessões de Informação, convívio e partilha

O Envolve é um projeto de intervenção comunitária direcionado para as comunidades rurais do concelho que tem por objetivo informar e sensibilizar a população para diferentes temáticas relacionadas com saúde e bem-estar.

Todos os meses realizam-se várias sessões informativas em diversos locais do concelho que reúnem os munícipes para momentos de troca de ideias e de muito convívio.

São cada vez mais as pessoas que se deixam envolver num projeto que nasceu a pensar na população idosa e sénior residente nos sítios rurais, que se depara com situações de solidão e isolamento social. Com um público que se revela cada vez mais participativo e interessado, o sucesso destas iniciativas é comprovado pelas novas presenças que surgem em cada edição e pelos participantes que se fazem acompanhar por amigos e vizinhos; alargando-se inclusivamente a faixa etária, com uma cada vez maior adesão de adultos de meia-idade desocupados ou desempregados, que procuram neste tipo de sessões informativas, uma forma de ocupação do seu tempo livre assim como um momento de aprendizagem e convívio.

 

As sessões terminam sempre com um momento de partilha de experiências e troca de conhecimentos, através da interação entre os participantes e o orador, sendo excelente ambiente de aprendizagem e convívio. No final existe sempre um momento de convívio, com um agradável chá, partilhado pelos próprios participantes!

  • O Projeto

    Para uma comunidade são-brasense cada vez mais envolvida!

     

    A origem

    Dando continuidade ao trabalho de intervenção social e comunitária iniciado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel na área serrana do concelho, centralizada no Centro de Convívio de Parises, surgiu em 2014 o projeto “ENVOLVE”.

     

    Os objetivos

    Este projeto tem por objetivo alargar a intervenção social e comunitária aos diversos sítios do concelho para promover a qualidade de vida e o bem-estar nas comunidades rurais, combatendo o isolamento e a solidão. Pretende a Câmara Municipal alargar este tipo de intervenção/ apoio a todos os sítios do concelho e diversificar igualmente o tipo de atividades promovidas.

     

    Este projeto resulta de um trabalho em parceria, que envolve diversas entidades locais e regionais, em ações que são essencialmente de informação e sensibilização, para melhor informar a população, de forma a minimizar as mais diversas situações de risco. A saúde e o bem-estar dos munícipes são os temas base destas ações, com o objetivo de melhor informar para garantir uma melhor qualidade de vida. Já foram tratados temas como a prevenção de quedas, a segurança do idoso com a prevenção de burlas, alimentação saudável, alimentação mediterrânica e ervas aromática, entre outros temas relevantes.

     

    O percurso

    Numa primeira fase, o projeto abrange os sítios de Alportel e Machados, através de sessões informativas mensais de participação inteiramente gratuita, sobre os mais diversos temas; uma intervenção que complementa o trabalho realizado em paralelo pelo programa “Mais Viver Mais Aprender”, desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal e pelo Centro de Saúde (Unidade de Cuidados na Comunidade UCC Al-Portellus), nos sítios de Parises e Peral, e a partir de janeiro de 2016 também em Mesquita.

    Progressivamente, o projeto pretende envolver cada vez mais munícipes numa forma de participação que privilegia a educação não formal através de ações de animação sociocultural.

  • A Organização

    O projeto “Envolve” é promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através dos Serviços Sociais do Município / Gabinete Municipal de Intervenção Comunitária, com a colaboração de diversas entidades locais e regionais e com o apoio da Associação IN LOCO.

  • Programação

    No Alportel, as sessões decorrem no Centro Museológico de Alportel, na última quarta-feira de cada mês, pelas 14h30.

    Nos Machados, as sessões decorrem na segunda quarta-feira de cada mês, na Sede do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.

     

    4ª edição

    PROGRAMAÇÃO outubro 2018:

    Alportel
    Dia 2| terça-feira|14h30
    Atividades de estimulação cognitiva

    Dia 9|terça-feira|14h30
    Projetos de intervenção comunitária [em conjunto com projeto Bem me Quer]

    Machados
    Dia 10|quarta-feira|14h30
    Trabalhos manuais com materiais reciclados

    Dia 17|quarta-feira|14h30
    Visionamento de filme em português

  • Contatos

    Serviços Sociais do Município - Gabinete de Intervenção Comunitária

    Centro de Apoio à Comunidade – Rua Serpa Pinto, 29

    Tel. 289 840 020 / Correio eletrónico: solidariedade@cm-sbras.pt