Site Autárquico São Brás de Alportel

Mais Viver Mais Aprender

Mais Viver Mais Aprender

Este projeto que consiste na realização de sessões informativas regulares, dirigidas à população sénior, residente nas zonas rurais do município, tem como principal objetivo a promoção de um envelhecimento ativo, atuando sobre as mais diversas áreas relacionadas com a autonomia e a independência destas comunidades.

Iniciado na zona serrana do concelho, o projeto foi alargado posteriormente aos sítios do barrocal.

As sessões abordam as mais diversas temáticas, visando nomeadamente a promoção de cuidados de saúde, a estimulação das funções cognitivas, o incentivo à boa nutrição, a promoção da atividade física, entre outros temas.

  • O Projeto

    A origem

    O projeto “Mais Viver Mais Aprender” teve origem na realização de um “DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DA COMUNIDADE”, aplicado em 2009 à área serrana do concelho de São Brás de Alportel, por um grupo de enfermeiros - Cíntia Reis, Lina Cristina, Orlando Vilar e Vera Andrez, estudantes do 1.º Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, ministrado pela Escola Superior de Saúde, integrada no Instituto Politécnico de Beja.

     

    Pretendeu este estudo caracterizar o nível sócio demográfico da população, avaliar as suas condições de habitabilidade, o nível de dependência da população idosa com idade superior a 65 anos e a sua acessibilidade.

    Os resultados do estudo mostravam a crescente tendência para o envelhecimento e isolamento da população serrana e apontavam para a necessidade de promover maior acesso a cuidados de saúde, informação, sociabilidade e convívio.

    A criação de um Centro Comunitário surgia com uma solução ideal para suprir estas necessidades.

     

    Os objetivos

    Para suprir estas necessidades e contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar da população residente na área serrana do concelho nasceu em 2010 o projeto “Mais Viver Mais Aprender”, proposto e iniciado por este grupo de alunos, e levado a cabo por uma parceria constituída pelo Centro de Saúde – Unidade de Cuidados na Comunidade UCC – Alportellus e pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através do seu Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso.

     

    O percurso

    Desde então, o projeto tem vindo a desenvolver inúmeras sessões informativas e atividades. Inicialmente realizadas na sede do Futebol Clube Cabeça do Velho, as sessões passam a realizar-se no Centro de Convívio de Parises, a partir de 2013, ano em que este espaço (localizado numa antiga escola primária reabilitada) criado pelo município de São Brás de Alportel, abre as suas portas, centralizando neste espaço a intervenção junto de toda a comunidade serrana.

     

    Na 3.ª edição do projeto, 2013/2014, o projeto alargou a sua área de intervenção, estende-se para o barrocal, e passando a abranger também a comunidade de Peral, com sessões mensais na Quinta do Peral – Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Município.

     

    Na 6.ª edição, 2015/2016, o projeto avança para uma nova comunidade do barrocal, o sítio da Mesquita, com sessões mensais a realizarem-se na Capela da Mesquita, com o apoio da Paróquia de São Brás de Alportel.

    Na 7.ª edição, 2016/2017, o projeto chega à zona poente do concelho, com a criação do novo núcleo em São Romão, com sessões menais na última sexta feira do mês.

  • A Organização

    O projeto “Mais Viver Mais Aprender” é promovido em parceria, pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através do seu Gabinete Municipal de Psicologia do Idosos e pela Unidade de Cuidados na Comunidade All-Portellus – Centro de Saúde de São Brás.

     

    Este projeto não tem qualquer tipo de financiamento, contando apenas com os técnicos e convidados de entidades parceiras que voluntariamente colaboram nas sessões.

  • Programação

    7.ª edição: 2018

    Dia 9 | sexta-feira | 14h30 | Quinta do Peral
    Sensibilização Ambiental

    Dia 16 | sexta-feira | 14h30 | Mesquita
    Doença de Alzheimer

    Dia 23 | sexta-feira | 14h00 | São Romão
    Visita à Biblioteca Municipal

     

    6.ª edição: 2015/2016

     

  • Contatos

    Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso

    Centro de Apoio à Comunidade – Rua Serpa Pinto, 29

    Tel. 289 840 020 / email: psicologia@cm-sbras.pt