
PROGRAMA MÃO AMIGA JÁ AJUDOU 30 FAMÍLIAS A MELHORAR A SUA CASA
Para ajudar quem mais precisa, preocupação constante da Câmara Municipal, a autarquia tem vindo a lançar novas medidas sociais, para dar resposta concreta aos problemas dos são-brasenses e das famílias.
Assim nasceu, em 2009, o Programa “Mão Amiga”, um programa de apoio social, de cariz habitacional, que tem por objetivo melhorar as condições de habitabilidade dos agregados familiares, residentes no município, com maior vulnerabilidade económica e social.
Dar mais dignidade aos lares das famílias mais carenciadas é a grande missão deste programa. Mediante a realização de obras de melhoria, reabilitação, conservação e adaptação, procura-se garantir melhores condições de habitabilidade, dignidade, salubridade e segurança, nas casas que são intervencionadas.
O Programa Mão Amiga concretiza-se através da concessão de apoios diretos às famílias, que se revestem de duas modalidades distintas: através de apoio material ou técnico, prestado pelos serviços municipais (administração direta dos serviços); ou apoio financeiro, ou através da atribuição de um valor monetário, destinado à realização de obras, as quais são acompanhadas, a par e passo, pelos serviços técnicos da autarquia, assegurando-se que os trabalhos cumprem todos os objetivos que se pretendem.
Para estipular as regras de atribuição dos apoios Mão Amiga, foi criado pela autarquia um Regulamento Municipal que define critérios e prioridades, bem como todos os procedimentos. A apreciação e análise das candidaturas são efetuadas, em conjunto, pelos Serviços Sociais e pela Divisão de Obras Municipais, que elaboram os respetivos relatórios sociais e técnicos e priorizam as situações conforme os seguintes critérios: situação de insalubridade e ameaça à saúde pública; calamidade ou intempérie; menores em perigo; agregados familiares constituídos por menores, idosos, doentes crónicos, pessoas dependentes ou com deficiência.
Desde que o programa foi criado, já foram apoiadas 30 famílias e atribuídos apoios para realização de obras num valor superior a 150.000€!
A grande maioria das intervenções realizadas incidiu na construção ou reabilitação de casas de banho, arranjo de telhados, reabilitação de cozinhas e adaptação das habitações para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Numa sociedade que se pretende solidária, justa e coesa, onde todos possam ser verdadeiramente iguais em direitos e oportunidades, a habitação representa uma condição primordial para a qualidade de vida dos cidadãos. E é neste sentido que o Programa “Mão amiga” tem desempenhado um papel fundamental na melhoria das condições de vida de várias famílias do município, providenciando-lhes o bem-estar, o conforto e a dignidade a que têm direito.
Um investimento significativo que ultrapassa já mais de 150.000 euros mas que na verdade, muito mais do que em números, se mede pelo sorriso e pela vontade de viver, pela dignidade e felicidade de todas estas famílias!
Consulte o Regulamento de Atribuição do Apoio Mão Amiga aqui.
Contacte- nos:
Para obter mais informações sobre este programa contacte-nos nos Serviços Sociais da Câmara Municipal - Centro de Apoio à Comunidade : tel. 289 840 020 / solidariedade@cm-sbras.pt