
A proximidade dos meses de Verão é sinónimo de alerta máximo na prevenção de incêndios florestais para o concelho de São Brás de Alportel.
Com 2 terços do seu território em plena Serra do Caldeirão, São Brás de Alportel detém uma localização privilegiada, com uma valiosa riqueza natural, que é ao mesmo tempo motivo para uma preocupação constante com a ameaça dos fogos florestais. Sendo um dos concelhos do Algarve com elevado risco de incêndio, São Brás de Alportel tem vindo a desenvolver esforços para defender o território e as populações e é com este objetivo que foi traçado para este ano uma estratégia de operações, resultante do trabalho, em parceria com diversas entidades.
O diagnóstico e a avaliação dos meios de prevenção e de combate existentes constituem o primeiro passo para definir um programa de ação adequado à realidade do município, tarefas que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo deste semestre, num trabalho coordenado pelo SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL E GABINETE TÉCNICO FLORESTAL, em estreita proximidade com as entidades locais e regionais.
Estratégia de Prevenção de Incêndios Rurais 2019