Site Autárquico São Brás de Alportel

Bem Me Quer

Projeto de animação e intervenção comunitária

Espaço Multiusos João Rosa Beatriz

O Bem Me Quer é um projeto de animação e intervenção comunitária que nasceu em 2014 no Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, localizado no Bairro Social.

Este projeto contempla um conjunto diversificado de atividades facilitadoras do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, pensadas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos participantes, promover a ocupação dos seus tempos livres e combater o isolamento social.

Destina-se sobretudo à população residente no Bairro Social e na sua zona de influência, mas as suas portas estão abertas a toda a comunidade são-brasense.

A Ginástica, as artes, as histórias e os contos, a culinária, os passeios, as sessões de informação, entre outras ações, preenchem o plano mensal de atividades que são oferecidas neste espaço e que resultam de um trabalho em parceria, que envolve diversas entidades locais e regionais.

A população, que aos poucos se tem vindo a apropriar do espaço e do projeto, é o ponto de partida para todas as iniciativas que têm lugar no Espaço Multiusos, propondo temas que gostariam de ver debatidos e enriquecendo o projeto com ideias e saberes que têm para partilhar.

Sejam Bem-vindos!

  • O Projeto

    A origem

    No seguimento do trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito da intervenção social e comunitária, o projeto Bem Me Quer surge no Espaço Multiusos João Rosa Beatriz em dezembro 2014, em complemento ao trabalho que já era desenvolvido junto da população infantil e juvenil pelo Projeto Linka-te.

  • Os objetivos

    Este projeto visa, fundamentalmente, representar uma resposta social integrada, capaz de contribuir para a inclusão social dos moradores do Bairro Social e do Bairro João Rosa Beatriz.

    Pretende-se que o mesmo possa contribuir de forma efetiva para a valorização e dignificação dos moradores, elevando a sua autoestima, melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar, e promovendo um real combate ao isolamento social, numa perspetiva de abertura do bairro à comunidade envolvente.

  • A Organização

    O projeto é promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através dos Serviços Sociais do Município / Gabinete Municipal de Intervenção Comunitária, com a colaboração de diversas entidades locais e regionais.

  • As atividades

    O calendário de atividades é bastante diversificado e procura dar resposta aos gostos, necessidades e curiosidades da população que frequenta o Espaço Multiusos de forma regular.

    À primeira terça-feira do mês a Biblioteca Municipal leva ao Espaço Multiusos o seu projeto “Biblioteca fora de si”, com contos e propostas de leitura para ajudar a refletir e a estimular a memória.

    Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica visitam-nos às segundas terças-feiras do mês para nos mostrarem novas curiosidades sobre receitas e ingredientes que nos fazem crescer água na boca.

    À terceira terça-feira de cada mês, um diferente tema é apresentado nas interessantes sessões informativas. Procuramos trazer ações de variados temas, com especial atenção para as áreas da saúde, bem-estar, da gestão doméstica e do desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

    As quintas-feiras destinam-se às artes que transformam o Espaço Multiusos num ateliê onde a cada ponto se conta uma história e se partilham aprendizagens. Desde a pintura ao crochet, passando pelas mais diversas ideias de reaproveitamento de materiais, todos os saberes encontram neste ateliê o local perfeito para serem desenvolvidos e partilhados.

    Porque a promoção da saúde constitui um dos objetivos deste projeto, o nosso programa contempla também a prática desportiva que tem lugar às quartas-feiras.

  • Galeria de Fotos

    Bem Me QuerBem Me QuerBem Me QuerBem Me Quer