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Stress e excesso de peso, estão relacionados?

Stress

A saúde é influenciada não só pela alimentação, mas também pela forma como vivemos, como o exercício físico que praticamos e o quanto dormimos.

O stress crónico também pode ter um grande impacto na tua saúde, inclusive na tua tendência para ganhar peso.

 

O que é o Stress?

É uma perturbação do nosso equilíbrio interno, que acontece quando nos são apresentadas situações exigentes física e/ou psicologicamente com as quais não conseguimos cooperar. Qualquer coisa que represente um desafio ou ameaça ao nosso bem-estar é um stress.

O que causa stress no nosso corpo?

  • Exercício físico excessivo
  • Excesso de trabalho
  • Relações amorosas, familiares profissionais, etc...
  • Restrições alimentares extremas
  • Consumo excessivo de alimentos ou cafeína
  • Deprivação do sono

Quais as consequências?

  • Perda de apetite ou maior apetite por doces e alimentos calóricos
  • Dificuldade em perder gordura e acumulação de gordura abdominal
  • Sistema imunitário debilitado e risco aumentado de doenças cardiovasculares
  • Depressão, ansiedade, mudanças de humor
  • Dificuldade em dormir
  • Distúrbios digestivos e desregulação hormonal

O que podes fazer?

  • Evita pessoas e situações stressantes
  • Antes de comeres, pergunta-te se será fome ou apetite... se for apetite, distrai-te com outra coisa
  • Come a horários regulares e evita ter doces ou snacks salgados à disposição
  • Faz exercício físico
  • Dorme 7h-9h por noite
  • Gere o teu stress, pratica meditação, yoga ou outra atividade relaxante

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