Site Autárquico São Brás de Alportel

Prevenção de Incêndios Rurais prossegue em São Brás de Alportel

21 de maio de 2020

A Equipa Municipal de Sapadores Florestais de São Brás de Alportel prossegue com trabalhos de limpeza, manutenção, desbaste de matos em zonas rurais e florestais com vista à diminuição da carga combustível junto de habitações e na rede viária florestal.

Trabalhos integrados no Plano Operacional Municipal, aprovado no passado dia 16 de abril,  que nunca cessaram, mesmo no período que se abateu sobre Portugal a pandemia provocada pelo novo Coronavírus COVID19.

“Estes serviços essenciais de proteção civil sempre se mantiveram ininterruptamente e estão a ser realizados com todas as condições de segurança e proteção pelos Sapadores Florestais Municipais”
, refere Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal.

A manutenção e gestão de combustível é ainda reforçada com ações de sensibilização junto da população em geral, que é alertada para a importância da limpeza de matas e da redução de comportamentos de risco no espaço florestal, fatores essenciais de forma a evitar problemas com os incêndios florestais durante o período crítico.

Durante as ações de sensibilização, a população é ainda informada da decisão do Governo Português que, atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia, prolongou o prazo de limpeza de terrenos pelos particulares até ao dia 31 de maio.    

Para a realização de todos estes trabalhos previstos no Plano Municipal de Defesa da Floresta, a equipa de sapadores dispõe de um veículo todo o terreno equipado com todos os meios necessários, nomeadamente um tanque com capacidade para 400 litros de água ao qual se encontra associado um grupo motobomba e de material de silvicultura. Os cinco elementos da equipa têm também à sua disposição equipamento de proteção individual e o apoio sempre que necessário dos serviços municipais de limpeza de bermas, manutenção de caminhos e transportes municipais.

Importa ainda referir que o planeamento e a coordenação destas ações de intervenção é assegurado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Os trabalhos decorrem ainda em estreita relação e colaboração com a Equipa de Sapadores Florestais da Associação de Produtores da Serra do Caldeirão.

A adoção de comportamentos preventivos é essencial. É nesse sentido que o Município de São Brás de Alportel trabalha diariamente para a prevenção com a colaboração e o empenho de todos os serviços municipais e de todos os são-brasenses.