Site Autárquico São Brás de Alportel

Município apoia famílias com atividades para prolongamento de horário escolar

Medida integrada num Plano Geral de apoios às Famílias

09 de setembro 2020

Em período de preparação de um novo ano letivo e consciente das dificuldades com que se deparam as famílias, no exigente desafio da conciliação da vida familiar com a vida profissional, o Município de São Brás de Alportel prolongará o Programa Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) no ano letivo 2020/21, dirigido às crianças que frequentam os estabelecimentos educativos do concelho.
Esta iniciativa permite aos alunos ter acesso a atividades complementares, lúdico-pedagógicas, após o horário curricular, permitindo aos pais a conciliação com o seu horário laboral.

Em reunião de câmara, de 24 de agosto, foram fixados os valores da comparticipação familiar para assegurar a participação nas atividades. As famílias que não beneficiam de auxílios económicos terão uma despesa mensal de 24€, enquanto as famílias do escalão B têm uma prestação de 12€, sendo que as famílias do escalão A têm acesso gratuito às mesmas.

Tendo em consideração a data de início do ano letivo e os períodos de interrupção letiva, foi determinado que nos meses de setembro, dezembro, fevereiro, março e abril, os valores serão mais baixos.

O pagamento das prestações é efetuado pelos encarregados de educação, após notificação, pela Plataforma SIGA, em uso no município desde o início deste ano, através de multibanco ou na tesouraria do município, durante o seu horário de funcionamento.

Esta é mais uma medida implementadas pelo Município de São Brás de Alportel, no âmbito do Plano Geral de Apoio às Famílias.

No mesmo âmbito, e tendo sempre por princípio que “apostar na educação é investir na construção de um futuro melhor para todos”, o Município de São Brás de Alportel dá continuidade no novo ano letivo à comparticipação dos passes escolares para o transporte de alunos que frequentar escolas dos concelhos limítrofes, quando não existe no concelho a área de estudo pretendida; bem como à atribuição de bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino superior.

Terá continuidade também neste novo ano letivo a atribuição do Vale Saúde – Oftalmologia infantil, que assim designa o projeto de rastreios de acuidade visual junto das crianças do pré-escolar.

Consciente da crise económica provocada pelo novo coronavírus COVID19 e dos desafios que a mesma coloca às famílias e às empresas que viram os seus rendimentos limitados, o Município de São Brás de Alportel aprovou para este ano letivo o reforço da medida Vale + Educação, para mais alunos abrangidos e maior valor de apoio, passando agora a apoiar os alunos desde o 1º ciclo até ao ensino secundário que frequentam as escolas do concelho. Cada aluno está a receber um vale de 25 euros para aquisição de material escolar no comércio local são-brasense. Esta medida chega pela primeira vez aos alunos do ensino secundário.

Durante o período de interrupção das atividades letivas nas escolas, e como é já boa prática assumida na gestão dos recursos, o município tem vindo a realizar trabalhos de manutenção e diversas melhorias, tais como: a melhoria das condições de eficiência energética, a criação de circuitos lúdico-pedagógicos, incluindo ainda melhoramentos em estruturas de sombreamento e proteções nas entradas da escola.