Site Autárquico São Brás de Alportel

Nota Informativa:
Covid19 / SBA / 18 NOVEMBRO 2020

Situação epidemiológica em São Brás de Alportel

18 de novembro 2020

Na atualização diária da situação epidemiológica no concelho, o Município de São Brás de Alportel lamenta registar mais 1 óbito e 3 novos casos positivos, dois dos quais em resultado da testagem da rede de contactos de casos positivos registados ontem. Registamos também felizmente mais 1 caso recuperado.

No total registam-se neste momento: 27 casos ativos, 62 casos recuperados, 7 óbitos e 70 pessoas em vigilância.

Para efeitos de definição de Concelho de elevado Risco de Contágio, informamos que a contagem de novos casos, ocorridos no período entre 10 e 24 e novembro, cifra-se em 11.

Relembramos que todos os casos positivos e as suas redes de contactos mantêm-se em isolamento, monitorizados pela Autoridade Local de Saúde e Administração Regional de Saúde, com a colaboração da Câmara Municipal e das entidades locais.

 


Situação de COVID 19 detetada em Escola Secundária José Belchior Viegas

O Município informa não ter à data de hoje novos dados a registar, relativos à situação detetada de um caso positivo de COVID 19 em aluno de uma turma do 10.º ano da Escola Secundária José Belchior Viegas.

Todos os alunos da turma encontram-se em isolamento, devidamente monitorizados, pela Autoridade Local de Saúde e Administração Regional de Saúde, em estreita colaboração com a gestão do Agrupamento de Escolas e com a Câmara Municipal.

 


Situação de COVID 19 detetada na União Desportiva e Recreativa Sambrasense

Relativamente à situação detetada em elemento da equipa técnica do escalão sénior do Sambrasense, o Município informa, com satisfação, que todos os jogadores e equipa técnica se encontram testados, com todos os resultados negativos, mantendo o seu isolamento, sob devido acompanhamento da Autoridade Local de Saúde e da Administração Regional de Saúde, em estreita colaboração com a direção da coletividade.

No que concerne ao caso positivo de um dos jogadores da equipa de juniores, fruto de um contágio decorrido em seio familiar, externo à coletividade, informamos que os jogadores e equipa técnica se encontram sob vigilância passiva, sem necessidade de isolamento mas com monitorização de sintomas, conforme indicação da Autoridade Local de Saúde, que acompanha esta situação.

Mais informamos que se encontra ativado o Plano de Contingência da União Desportiva e Recreativa Sambrasense e que estão suspensos todos os jogos e treinos.

 


Atualização de informação relativa ao surto no Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia

O Município lamenta a ocorrência de mais um óbito: um idoso utente do Lar da Terceira Idade, que se encontrava hospitalizado.

Neste momento, encontram-se positivos apenas 2 funcionários e 8 utentes.

Felizmente também temos a informar que tal como aconteceu com os utentes, também o recente teste semanal realizado aos funcionários teve 100% de resultados negativos!

Todos os utentes e funcionários continuam a ser acompanhados pela Autoridade de Saúde Local e pela Administração Regional de Saúde, em estreita colaboração com a instituição e com o apoio da Câmara Municipal.

 


Recordamos que é fundamental neste difícil tempo de pandemia em que vivemos reforçar o nosso sentido de responsabilidade, união e solidariedade.

Gabinete de Comunicação
Câmara Municipal de São Brás de Alportel
18/11/2020