Site Autárquico São Brás de Alportel

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens organiza Encontro Nacional sobre o Alcoolismo, riscos e perigos, em Tempos de Pandemia

O encontro, que contará com a participação de José Goulão, Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências (SICAD), entre outras participações de especialistas nas diversas dimensões desta área de intervenção, procura ser momento de reflexão e partilha de conhecimentos sobre os problemas ligados ao álcool e os seus impactos nas crianças e jovens.

21 de abril 2021

“Problemas ligados ao álcool em tempo de pandemia, riscos e perigos, o detonador comum” é o tema do encontro nacional que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Brás de Alportel promove online na manhã de quinta-feira, 22 de abril.

Uma iniciativa que conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e do Comando Territorial de Faro da GNR, entre outras entidades.

O encontro contará, no seu painel de abertura, com intervenções da Presidente da Comissão de Proteção de Crianças local, Marlene Guerreiro, do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro; do Presidente da ARS do Algarve, Paulo Morgado; da Presidente do Conselho Distrital de Segurança Social, Margarida Flores, do Comandante Territorial de Faro da GNR, Coronel Pedro Oliveira e ainda com ma Mensagem da Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, Rosário Farmhouse.

Para o primeiro painel é dedicado aos “consumos abusivos de álcool: o impacto nas crianças e jovens” são oradores convidados: José Goulão, Diretor-Geral do SICAD, de Cláudia Maia, coordenadora da Divisão de Intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências (DICAD) e de Margarida Pinto, responsável da Equipa Técnica Especializada (ETE), de Prevenção da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD). Nuno Murcho, da Administração Regional de Saúde do Algarve, será o moderador deste painel.

O segundo painel vai debruçar-se sobre os problemas ligados ao álcool e à violência doméstica e vai ser moderado por Júlia Cardoso, coordenadora regional da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Um momento que contará com os contributos dos oradores convidados: Coronel Pedro Oliveira, Comandante Territorial de Faro da GNR, da Sargento Vera Rodrigues do Núcleo de Intervenção na Violência Doméstica (NIAV) da GNR, de Marta Chaves da Silva, coordenadora-adjunta do Programa Nacional de Prevenção da Violência no ciclo de vida (PNPVCV – DGS) e coordenadora regional PNPVCV da ARS do Algarve, assim como de Ana Mourato Nunes, do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e de um representante do Ministério Público.

Segue-se ainda um momento de partilha de projetos e boas práticas sobre o tema pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, apresentado por Alberto Guerreiro, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé.

Uma manhã intensa de partilha de experiências e trabalho multidisciplinar, entre entidades especializadas nesta área de intervenção, nesta missão conjunta primordial que é a promoção e a proteção da defesa dos direitos das crianças e jovens, bem como das suas famílias.


A participação é gratuita e carece de inscrição. O formulário está disponível aqui.

 

Multimédia0