Site Autárquico São Brás de Alportel

São Brás de Alportel na rota do projeto Espaço Saúde 360º Algarve

Projeto visa ajudar os cidadãos seniores, em situação vulnerável, a fazer as melhores opções em prol da sua saúde e qualidade de vida, através da dinamização de atividades de saúde e bem-estar, e vem reforçar o trabalho que é desenvolvido junto da comunidade sénior são-brasense através da Rede de Intervenção Comunitária “Envolve”.

28 de maio 2021

O Município de São Brás de Alportel firmou esta quinta-feira, 27 de maio, um protocolo de cooperação com a Associação Plataforma Saúde em Diálogo que está a implementar o projeto Espaço Saúde 360º Algarve. Um projeto que tem como objetivo promover a literacia em saúde em idosos algarvios de grupos mais vulneráveis através da dinamização de um conjunto de iniciativas.

A iniciativa dirigida a cidadãos algarvios com mais de 65 anos é desenvolvida em torno de três eixos: a promoção da saúde e prevenção da doença; navegação no sistema de saúde e a gestão da doença crónica.

Capacitar os cidadãos, autonomizando-os para navegar no sistema, incentivar comportamentos promotores da saúde e preventivos da doença e do autocuidado, favorecer a autonomia para a gestão da sua saúde e da sua doença crónica de forma responsável e promover a autoconfiança, a inclusão e a justiça social são objetivos deste projeto que está a ser implementado em vários concelhos algarvios, entre os quais o concelho de São Brás de Alportel.

Sessões e workshops de alimentação saudável, atividade física para todos, conversas com profissionais de saúde, encontros com associações de doentes, atendimentos psicossociais individuais, ciclos de conversas sobre doenças crónicas e sobre toma de medicamentos, através de parcerias com as farmácias locais são algumas das atividades desenvolvidas.

Um programa apoiado pelo Programa de Promoção da Operacionalização Regional do Algarve (CRESC Algarve) e apoiado pelo Governo Português e pela União Europeia e com investidores sociais, que está a ser dinamizado em parceria com instituições locais, nomeadamente município, freguesias, IPSS’s, misericórdias, entre outras.

“Mais um passo na rota da promoção da saúde e da qualidade de vida”, segundo palavras do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, que considera “vir, em boa hora, reforçar o trabalho já desenvolvido pelo Município de São Brás de Alportel na área do apoio sénior através da Rede Envolve, dinamizada pelos serviços sociais municipais e que durante o período pandémico têm sido adaptados a este contexto desafiante, em função das regras de segurança emitidas pelas autoridades nacionais para prevenção de contágio pelo novo coronavírus COVID-19”.

Neste momento, iniciaram-se os trabalhos de diagnóstico e identificação dos munícipes que podem beneficiar com este programa e por essa via obter maior qualidade de vida e já se realizaram diversas incursões no terreno. Dos 140 utentes já identificados nos concelhos aderentes, 32 são de São Brás de Alportel. Na Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel já foram dinamizadas duas iniciativas, uma na área da sensibilização para bons hábitos alimentares e uma aula de ioga.