O executivo municipal de São Brás de Alportel entregou esta terça-feira, 20 de julho, um voto de louvor, aprovado por unanimidade, a Irina Coelho que se sagrou Campeã Regional e Nacional XCO/BTT Master 40.O voto de louvor, aprovado a 22 de junho, reconhece a impressionante carreira desportiva desta atleta singular, com destaque para as recentes conquistas de Irina Coelho, que não param de surpreender, enaltecendo o seu trabalho exemplar na promoção do desporto junto dos mais novos e a forma como tem dignificado o concelho de São Brás de Alportel.
VOTO DE LOUVOR
Irina Coelho – Campeã Regional e Nacional XCO/BTT Master 40
O desporto estabelece laços entre os homens, entre os povos, no sentido da paz, da concórdia e do progresso. E brevemente em Tóquio, afirmar-se-á de novo a sua importância ao mundo, através de mais uma edição dos Jogos Olímpicos, nascidos em 776 a. C. em Olímpia.
Irina Roberta Garcia Coelho é uma mulher desportista que “tem as medidas certas”! Certas para o ciclismo, para o BTT.
Irina Coelho, nasceu em 1981 e encontro no pai, atleta de competição, o seu mestre e treinador que lhe reconheceu capacidades para o desporto, desde os 4 anos e fez dela uma campeã.
Campeã Regional de Ginástica Acrobática desde os 14 anos, inicia-se no Trialto e no Dualto, mesmo na seleção nacional, e opta pelo ciclismo, e cede ao que mais gosta. Centra-se no BTT e inicia um percurso de sucesso no BTT e Ciclismo de Estrada.
Dedica-se de corpo e alma. Mas não deixa, ao mesmo tempo que ganha um palmares invejável, de cultivar outras paixões.
Funda o Bike Clube São Brás, que fica sediado em São Brás de Alportel, onde fixa a sua vida pessoal, a carreira profissional, paralela, na função publica na biblioteca Municipal e em 2008 sabe “que vai ser mamã ”. Mas a importância do exercício físico e de uma vida saudável, a todos os níveis não fica relegada.
Irina é uma vencedora inata, e ano após ano é vencedora, campeã e vice-campeã em todas as provas em que participa. O seu lema é “insistir, persistir e não desistir” , o seu leque de conquitas cresce de ano para ano nos anos 2000—2012 e depois de 2010, e quase em forma, voltar à competição.
É Campeã Nacional de Ciclismo de Estrada-Elite Feminino, em 2003, 2007 e 2011 e de XC-BTT em 2002 e 2011.
Desde 2013 é treinadora da Escolhinha de BTT do Bike Clube São Brás, semeando e descobrindo novos campeões na modalidade da sua paixão.
Em 2019 o Município de São Brás de Alportel atribui-lhe um Voto de Louvor, pelo seu percurso e conquistas alcançadas.
Os seus objetivos são, estar sempre ao melhor nível nas competições importantes, desde Atletismo Regional e Nacional, provas Duatlo Regionais e Nacionais, Taça de Portugal e Regional de XCO BTT, Taça de Portugal Ciclismo estrada, Campeonatos Nacionais entre outras competições.
E de novo, em junho de 2021, volta a ser uma mulher em destaque no mundo desportivo e a sagrar-se Campeã Regional e Nacional de Xco/BTT Master 40 e Medalha de Bronze Nacional BMX, recebendo os parabéns de todos, desde a família, ao clube, adeptos e instituições.
Assim,
- Considerando o acima exposto, e reconhecendo o percurso da cidadã Irina Coelho e o seu exemplo como desportista, mulher e treinadora e a importância disso para a afirmação do desporto como motor individual e coletivo, e fator no caminho da felicidade e da sociedade sempre mais saudável e justa nas oportunidades;
- Considerando o significado dos prémios alcançados e a sua mais recente conquista enquanto desportista: Campeã Nacional Xco/BTT- Master 40.
Propomos ao executivo municipal, reunido em sessão ordinária de 6 de julho de 2021, a atribuição de um Voto de Louvor a Irina Roberta Garcia Coelho, cujo percurso profissional e resultados dão significado à sua determinação de vencer e dessa forma promovendo o nome do município de São Brás de Alportel ao país e orgulhando a comunidade são-brasense.
Mais se propõe que deste Voto de Louvor seja dado conhecimento ao Bike Clube São Brás, e que o mesmo seja divulgado pelos meios informativos municipais e junto da comunicação social local.
São Brás de Alportel, 6 de julho de 2021.
OS MEMBROS DO EXECUTIVO mUNICIPAL