Site Autárquico São Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel entrega voto de louvor a Irina Coelho

21 de julho 2021

O executivo municipal de São Brás de Alportel entregou esta terça-feira, 20 de julho, um voto de louvor, aprovado por unanimidade, a Irina Coelho que se sagrou Campeã Regional e Nacional XCO/BTT Master 40.

O voto de louvor, aprovado a 22 de junho, reconhece a impressionante carreira desportiva desta atleta singular, com destaque para as recentes conquistas de Irina Coelho, que não param de surpreender, enaltecendo o seu trabalho exemplar na promoção do desporto junto dos mais novos e a forma como tem dignificado o concelho de São Brás de Alportel.

 

VOTO DE LOUVOR

Irina Coelho – Campeã Regional e Nacional XCO/BTT Master 40

O desporto estabelece laços entre os homens, entre os povos, no sentido da paz, da concórdia e do progresso. E brevemente em Tóquio, afirmar-se-á de novo a sua importância  ao mundo, através de mais uma edição dos  Jogos Olímpicos, nascidos em 776 a. C. em Olímpia.

Irina Roberta Garcia Coelho  é uma  mulher desportista que  “tem as medidas certas”! Certas para o ciclismo, para o BTT.

Irina Coelho, nasceu em 1981 e encontro no pai, atleta de competição, o seu mestre e treinador  que lhe reconheceu capacidades para o desporto, desde os 4 anos e fez dela uma campeã.

Campeã Regional de Ginástica Acrobática desde os 14 anos, inicia-se no Trialto e no Dualto, mesmo na seleção nacional,  e opta pelo ciclismo, e cede ao que mais gosta. Centra-se no BTT e inicia um percurso de sucesso no BTT e Ciclismo de Estrada.

Dedica-se de corpo e alma. Mas não deixa, ao mesmo tempo que ganha um palmares invejável,  de cultivar outras paixões.

Funda o Bike Clube São Brás, que fica sediado em São Brás de Alportel, onde fixa a sua vida pessoal, a carreira profissional, paralela, na função publica na biblioteca Municipal e em 2008 sabe “que vai ser mamã ”. Mas a importância do exercício físico e de uma vida saudável, a todos os níveis não fica relegada.

Irina é uma vencedora inata, e ano após ano é vencedora, campeã e vice-campeã em todas as provas em que participa. O seu lema é “insistir, persistir e não desistir” ,  o seu leque de conquitas cresce de ano para ano nos anos 2000—2012 e depois de 2010, e quase em forma, voltar à competição.

É Campeã Nacional de Ciclismo de Estrada-Elite Feminino, em 2003, 2007 e 2011  e de XC-BTT em 2002 e 2011.

Desde 2013 é treinadora da Escolhinha de BTT do Bike Clube São Brás, semeando e descobrindo novos campeões na modalidade da sua paixão.

Em 2019 o Município de São Brás de Alportel atribui-lhe um Voto de Louvor, pelo seu percurso e conquistas alcançadas.

Os seus objetivos são, estar sempre ao melhor nível nas competições importantes, desde Atletismo Regional e Nacional, provas Duatlo Regionais e Nacionais, Taça de Portugal e Regional de XCO BTT, Taça de Portugal Ciclismo estrada, Campeonatos Nacionais entre outras competições.

E de novo, em junho de 2021, volta a ser uma mulher em destaque no mundo desportivo  e a sagrar-se Campeã Regional e Nacional de  Xco/BTT Master 40 e Medalha de Bronze   Nacional BMX, recebendo os parabéns de todos, desde a família, ao clube,  adeptos e instituições.

Assim,

- Considerando o acima exposto, e reconhecendo o percurso da cidadã Irina Coelho e o seu exemplo como desportista, mulher e treinadora e a importância disso para a afirmação do desporto como motor individual e coletivo, e fator no caminho da felicidade e da sociedade sempre mais saudável e justa nas oportunidades;

- Considerando o significado dos prémios alcançados e a sua mais recente conquista enquanto desportista: Campeã Nacional Xco/BTT- Master 40.

Propomos ao executivo municipal, reunido em sessão ordinária de 6 de julho de 2021, a atribuição de um Voto de Louvor a Irina Roberta Garcia Coelho, cujo percurso profissional e resultados dão significado à sua determinação de vencer e dessa forma promovendo o nome do município de São Brás de Alportel ao país e orgulhando a comunidade são-brasense.

Mais se propõe que deste Voto de Louvor seja dado conhecimento ao Bike Clube São Brás, e que o mesmo seja divulgado pelos meios informativos municipais e junto da comunicação social local.

São Brás de Alportel, 6 de julho de 2021.

OS MEMBROS DO EXECUTIVO mUNICIPAL

 

Documentos para Download