Visita do Secretário de Estado deu pontapé de saída às comemorações do Dia Internacional da Juventude

São Brás de Alportel celebrou o Dia Internacional da Juventude com programa inclusivo

18 de agosto 2022

Conhecer de perto o trabalho realizado pelos jovens são-brasenses a participar no Programa de Voluntariado “Florestas Nossas” , promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude motivou a visita do Secretário de Estado, João Paulo Correia, a São Brás de Alportel, onde teve oportunidade de enaltecer o exemplo e contributo destes jovens voluntários na “construção de uma sociedade melhor”.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, visitou São Brás de Alportel no passado dia 10 de agosto, no âmbito de um roteiro de dois dias pelo Algarve, em que conheceu de perto o trabalho realizado na região no âmbito das iniciativas e projetos apoiados pela Delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). A visita deu o pontapé de saída às comemorações do Dia Internacional da Juventude, no concelho.

Em São Brás de Alportel, João Paulo Correia visitou o Espaço Jovem do Município,  sede das políticas locais de juventude, que acolhe as mais diversas iniciativas de apoio aos jovens são-brasenses e que dinamiza o projeto “Florestas Nossas 3”, enquadrada no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas que o Instituto impulsiona.

O projeto conta com a participação de cinco jovens são-brasenses: Daniel Cunha, Hélio Justino, Mariana Carvalho, João Viegas e Jorge Diogo que nos meses de julho e agosto desenvolvem um programa recheado de ações e aprendizagens. Vigilância na floresta, limpeza de praias, dinamização de jogos de reciclagem, sensibilização nas Piscinas Municipais Descobertas na área da reciclagem e reutilização e da poupança de água são algumas das atividades que estes jovens têm realizado. Nesta edição, os jovens voluntários têm ainda uma outra experiencia muito enriquecedora, ao participar nas oficinas criativas do Programa de Férias Inclusivo, onde os materiais recicláveis recolhidos nas ações de limpeza têm sido transformados em instrumentos musicais. Na ocasião, a Vice-Presidente Marlene Guerreiro, responsável pelo Pelouro da Juventude teve a oportunidade para apresentar as singularidades da edição deste ano. “Colocar a arte ao serviço da inclusão e da sensibilização tem sido uma das metas deste grupo durante a edição deste ano.”

“Gosto muito de ajudar o outro”, comenta o voluntário Hélio Justino que já está no seu terceiro ano de voluntariado do “Florestas Nossas”. “Brinca-se, mas também se trabalha muito para ajudar os outros”, acrescentou apontando que o ambiente entre colegas é excelente.

Após ouvir o testemunho dos jovens voluntários, emocionado, o diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, agradeceu-lhes por serem motivadores e um exemplo para outros jovens.

O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, aproveitou a ocasião para agradecer à equipa coordenadora do Espaço Jovem pela dinâmica que imprimem nos diversos projetos que abraçam como é o caso deste projeto de voluntariado.

Dirigindo-se ao Secretário de Estado, Vitor Guerreiro sublinhou que o Município está disponível para colaborar neste e noutros projetos cuja missão seja dar um contributo positivo à juventude.

“Ser voluntário é disponibilizar-se para o exercício da cidadania em idade jovem”, afirmou o Secretário de Estado, João Paulo Correia apontando que estes jovens estão a dar um contributo para a construção de uma sociedade melhor ao mesmo tempo que crescem e ganham ferramentas úteis para o seu futuro pessoal e profissional.

João Paulo Correia apontou o Projeto “Florestas Nossas” como um dos mais preponderantes do IPDJ a nível nacional e referiu que o trabalho realizado por estes jovens em colaboração com diversas entidades é muito valioso, tanto pelo seu valor social como pelo valor comunitário que envolve e representa. Um trabalho que quis conhecer de perto com este périplo pelo Algarve ao longo de dois dias.

Nesta edição do Projeto são-brasense Florestas Nossas o Município conta com a parceria da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel (CCD).

O Programa Comemorativo do Dia Internacional da Juventude contou também com uma tarde de atividades no Complexo de Piscinas Descobertas, no passado dia 12, que teve início com uma aula divertida aquática e à qual se seguiu uma Mostra de Talentos Jovens, que contou com a participação dos Grupos de Hip Hop “Urban Xpression”, Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel e “Young Melody”, que integra a Banda Filarmónica e de um conjunto de jovens: EJ, Hélio Justino e Daniel Cunha.

Esta semana inteiramente dedicada à juventude contou ainda com um momento muito especial: uma manhã diferente, vivida no Centro Equestre “Baixa Lusitana” proporcionada aos jovens que integram o Programa de Férias Inclusivo, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel. As limitações e dificuldades de mobilidade destes jovens não os impediram de viver experiências extraordinárias, no mundo equestre, onde o simpático cavalo “Artista” convidou a um divertido e inesquecível batismo de equitação. Este dia pretende ser apenas o primeiro de muitos numa parceria que o Município de São Brás de Alportel pretende estabelecer com este centro equestre e que colhe desde já o apoio do proprietário e mentor deste projeto equestre, Daniel Pires, que fez questão de estar presente.