Orçamento Participativo de São Brás de Alportel para 2023 vai a votos

A votação decorre até 9 de dezembro, no Gabinete do Munícipe (Edifício da Câmara Municipal), na Galeria Municipal, nas Piscinas Municipais Cobertas e no Centro de Artes e Ofícios

28 de novembro 2022

O Município de São Brás de Alportel iniciou a fase de votação das propostas apresentadas pelos são-brasenses no âmbito do Orçamento Participativo de São Brás de Alportel 2023, para o qual está definida no orçamento municipal uma verba de 70.000,00€, que será destinada ao investimento que merecer a preferência dos são-brasenses.

Após a fase de apresentação de propostas e da avaliação técnica, o Município iniciou esta quinta-feira, 24 de novembro, a fase de votação das propostas. A votação decorre até 9 de dezembro.

Nesta edição estão em fase de votação 8 propostas, nomeadamente:

I.    Instalação de 21 painéis interativos nas escolas do concelho;

II.    Minigolfe recreativo e educacional;

III.    Modernização das infraestruturas e bancadas do Campo de Futebol Sousa Uva;

IV.    Viveiro Municipal de árvores autóctone;

V.    Binocular prismático no miradouro da Igreja Matriz;

VI.    Beneficiação do Eco Centro;

VII.    Parque Infantil Multi-idades;

VIII.    Pumptrack em asfalto.

Os detalhes de cada proposta podem ser consultados no site do Município: www.cm-sbras.pt, bastando seguir os separadores:

> Áreas & Serviços > Cidadania e Participação > Orçamento Participativo >Propostas OP.

Os munícipes podem votar diretamente no Gabinete do Munícipe (Edifício da Câmara Municipal), Galeria Municipal, Piscinas Municipais Cobertas e Centro de Artes e Ofícios.

Envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho é o objetivo deste instrumento de gestão pública participada que a autarquia iniciou em 2006. Desde então, os munícipes têm mostrado a sua capacidade para pensar o concelho, com apresentação de um largo conjunto de propostas e um contributo essencial nas decisões do executivo.

Para a edição de 2023 do Orçamento Participativo, o Município de São Brás de Alportel reservou a verba 70.000,00€ que permitirá a concretização da proposta vencedora.

A concretização do Parque Roberto Nobre, o Espaço Desportivo do Jardim Carrera Viegas, a Praça da República, o Parque das Amendoeiras, a Reabilitação da Entrada Nascente, a ampliação da Rede de Passeios acessíveis com a criação da Rotunda em homenagem à Liberdade e até o Skate Parque são exemplos de equipamentos e espaços que nasceram justamente de propostas apresentadas ou defendidas pelos munícipes nos Orçamentos Participativos que há 14 anos trouxeram para a rua o processo de elaboração do orçamento.

O Município de São Brás de Alportel mantem esta iniciativa que, ano após ano, tem-se demonstrado um exercício de planeamento da maior importância tanto na promoção de uma comunidade mais ativa e participativa assim como na promoção de uma maior proximidade entre os munícipes e a autarquia.