Arqueólogos algarvios articulam estratégias e metodologias e preparam criação do Museu Arqueológico Virtual do Algarve

08 de fevereiro 2023

O Gabinete Municipal de Arqueologia de São Brás de Alportel participou no 10º Encontro de Arqueologia do Algarve com dois projetos produzidos no âmbito dos trabalhos colaborativos que o Grupo de Trabalho de Arqueologia da Rede de Museus do Algarve (GT RMA-Arq.) está a desenvolver.

Em representação do Gabinete Municipal de Arqueologia de São Brás de Alportel, a arqueóloga Angelina Pereira apresentou, enquanto Coordenadora do Grupo de Trabalho, a comunicação “Documentos Normativos: Depósito de espólios arqueológicos e Metodologias para a produção de cartas do património arqueológico no âmbito dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT)” enquanto a comunicação “Museu Arqueológico Virtual do Algarve (MAVA)”, foi apresentada pela arqueóloga da Câmara Municipal de Alcoutim, Alexandra Gradim, que integra aquele grupo de trabalho.

O projeto “Metodologias para a produção de cartas do património arqueológico no âmbito dos Planos Municipais de Ordenamento do Território” aborda o processo de uniformização de metodologias utilizadas por todos os arqueólogos que estão em serviços municipais da região. O projeto, concebido para a região do Algarve, permite a sua aplicação a outras regiões do país.

No caso da comunicação sobre o “Museu Arqueológico Virtual do Algarve (MAVA): Entre o sonho e a realidade, uma caminhada com 145 anos”, o grupo de trabalho deu a conhecer o trabalho que pretende concretizar com o objetivo de virtualizar o passado rumo ao futuro.

Com este propósito, em 2020, uniram-se sinergias e estabeleceram-se parcerias com o Museu Nacional de Arqueologia e a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas para reunir toda a informação e informação arqueológica dos 16 concelhos do Algarve que foi disponibilizada numa plataforma digital, repositório único que passa a constituir-se uma ferramenta para a gestão e dinamização do património arqueológico regional.

O Encontro de Arqueologia do Algarve decorreu em Silves, nos dias 10, 11 e 12 do passado mês de novembro.