Município de São Brás de Alportel conta com Provedor do Residente Estrangeiro

19 de março 2014

O Provedor do Residente Estrangeiro foi apresentado esta terça-feira, dia 18 de março, no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. É a nova aposta da autarquia nos serviços de apoio aos cidadãos, que pretende dotar o município de uma valência que melhore a proximidade e a comunicação com as comunidades de residentes estrangeiros, com uma presença muito significativa no concelho.

Este novo serviço vem dar continuidade às políticas de integração da comunidade estrangeira residente que o município vem desenvolvendo, complementando o trabalho desenvolvido pelo CLAII, Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, que integra a rede de centros distribuídos pelo país, procurando apoiar os imigrantes na sua integração no concelho.

O Serviço de Atendimento ao Residente Estrangeiro é um serviço inovador e ambicioso que pretende fortalecer a integração da comunidade estrangeira e facilitando o relacionamento com a autarquia local, mediante a criação da figura do Provedor do Residente Estrangeiro.

Alexandre Barcia, natural da Galicia, que viveu durante muitos anos nos Estados Unidos e ao descobrir São Brás de Alportel tornou-o a sua casa e aqui desenvolve a sua vida de cidadão ativo, com uma intensa atividade na área da solidariedade e voluntariado, é o nosso Provedor do Residente Estrangeiro. Este é mais uma desafio que abraça com um brilho nos olhos, porque a ajuda ao próximo é a razão maior da sua vida.

A partir deste mês de março, na terceira quinta-feira de cada mês, o atendimento do executivo conta com uma ajuda especial, que permite aproximar os cidadãos estrangeiros das soluções para as suas questões e necessidades e potenciar recursos e sinergias para um concelho, onde mais de 10% da população é estrangeira e onde a comunidade imigrante é responsável por uma extraordinária dinâmica cultural e social.