Site Autárquico São Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel conta com Provedor do Residente Estrangeiro

Município de São Brás de Alportel conta com Provedor do Residente Estrangeiro

19 de março 2014

O Provedor do Residente Estrangeiro foi apresentado esta terça-feira, dia 18 de março, no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. É a nova aposta da autarquia nos serviços de apoio aos cidadãos, que pretende dotar o município de uma valência que melhore a proximidade e a comunicação com as comunidades de residentes estrangeiros, com uma presença muito significativa no concelho.

Este novo serviço vem dar continuidade às políticas de integração da comunidade estrangeira residente que o município vem desenvolvendo, complementando o trabalho desenvolvido pelo CLAII, Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, que integra a rede de centros distribuídos pelo país, procurando apoiar os imigrantes na sua integração no concelho.

O Serviço de Atendimento ao Residente Estrangeiro é um serviço inovador e ambicioso que pretende fortalecer a integração da comunidade estrangeira e facilitando o relacionamento com a autarquia local, mediante a criação da figura do Provedor do Residente Estrangeiro.

Alexandre Barcia, natural da Galicia, que viveu durante muitos anos nos Estados Unidos e ao descobrir São Brás de Alportel tornou-o a sua casa e aqui desenvolve a sua vida de cidadão ativo, com uma intensa atividade na área da solidariedade e voluntariado, é o nosso Provedor do Residente Estrangeiro. Este é mais uma desafio que abraça com um brilho nos olhos, porque a ajuda ao próximo é a razão maior da sua vida.

A partir deste mês de março, na terceira quinta-feira de cada mês, o atendimento do executivo conta com uma ajuda especial, que permite aproximar os cidadãos estrangeiros das soluções para as suas questões e necessidades e potenciar recursos e sinergias para um concelho, onde mais de 10% da população é estrangeira e onde a comunidade imigrante é responsável por uma extraordinária dinâmica cultural e social.