A Câmara Municipal de São Brás de Alportel está a implementar de forma faseada, desde 2020, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, a Plataforma SIGA - Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem / Cartão Escolar Pré-Pago.
Trata-se de uma solução acessível através de qualquer dispositivo com acesso à internet, segura e de fácil utilização, que possibilita os pagamentos de consumos nas escolas sem recurso a dinheiro vivo, quer aos alunos, quer ao pessoal docente e não docente.
> No ano letivo anterior, entrou em funcionamento nas Escola EB 2,3 e na Escola Secundária o Cartão Escolar Pré-pago, que os alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário utilizam para marcação/ pagamento de refeições escolares, consumos no bar e papelarias, servindo ainda para identificação e controlo de acessos à escola. Após ativação do cartão escola na plataforma SIGA, os(as) encarregados(as) de educação podem efetuar carregamentos através do Multibanco, Payshop ou MBWay.
> A partir deste ano letivo, o Cartão Escolar Pré-pago é alargado às escolas do 1.º ciclo e jardins de infância, normalizando assim a forma de pagamento em todos os graus de ensino.
No entanto, há algumas diferenças a considerar:
> Os alunos do 2.º e 3.º ciclo e secundário, dada a sua maior autonomia, dispõem de um cartão escolar físico (de formato semelhante ao cartão de cidadão), e o qual utilizam para efetuarem os pagamentos no refeitório, bar e papelaria;
> O cartão escolar dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo será virtual (ou digital). O cartão escolar físico só é entregue aos alunos a partir do 5.º ano.
Diferenças nas marcações prévias das refeições:
Também existem diferenças nas marcações prévias das refeições, sendo que no pré-escolar e 1.º ciclo a marcações e desmarcações das refeições será efetuado pelas assistentes operacionais que ficarão responsáveis pelo referido procedimento. As faltas só serão consideradas válidas quando comunicadas pelos(as) encarregados(as) de educação à(ao) assistente operacional do respetivo estabelecimento de ensino até às 16h30 do dia anterior à falta. As desistências no próprio dia, a título excecional, só serão consideradas quando comunicadas até às 9h30 e devido a doença súbita.
No caso dos alunos do pré-escolar, o cartão escolar virtual também servirá para pagar a mensalidade do serviço de prolongamento de horário (que mantém o valor do ano letivo anterior), que será debitada no Cartão Escolar Virtual após o envio de um SMS e/ou e-mail a informar da data do débito, passando o pagamento destes serviços a ser feito deste modo.
Este procedimento será também aplicado para a cobrança dos valores referentes à frequência das Atividades de Apoio à Família nas interrupções letivas, organizadas pela Autarquia.
Atualização dos montantes mínimos de carregamento do cartão escolar:
Outra das novidades deste ano foi a atualização dos montantes mínimos de carregamento do cartão escolar em função dos escalões de ação social escolar. Assim, os montantes mínimos de carregamento passam a ser de 20,00 euros para alunos sem escalão, 10,00 euros para alunos com escalão B e 5,00 euros para alunos do escalão A.
! Muito brevemente, todos/as os/as encarregados/as de educação dos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e 5.º ano, assim como de novos alunos dos anos seguintes, irão receber um ofício (através do/a docente ou do educando) com as credenciais de acesso à Plataforma SIGA que terão de utilizar para ativar o cartão escolar, assim como um folheto informativo.
Para informações mais detalhadas consulte a seguinte ligação do site do município, aqui.
A Câmara Municipal deseja a toda a comunidade escolar um excelente ano letivo, e deixa a certeza que continuará a investir na melhoria e modernização da nossa Educação.