Site Autárquico São Brás de Alportel

São Brás de Alportel traz um Olhar Ibérico sobre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens - Intervenção Familiar

21 de outubro de 2014

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Brás de Alportel, no Algarve, pretende promover a partilha de conhecimento com outras comissões, dentro da região, do país e além-fronteiras, nesta que é uma Missão Maior, em defesa dos mais jovens e da construção de um Futuro Melhor. É com este intuito que surge o Encontro “Um Olhar Ibérico sobre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens- Intervenção Familiar”, a ter lugar no próximo dia 23, o Salão Nobre da Câmara Municipal.

Com início pelas 09h00, este Encontro Ibérico pretende reunir as várias Comissões de Proteção de Crianças e Jovens da Região Sul e da vizinha Espanha, assim como as Equipas de intervenção familiar, para se constituir como um espaço de troca de experiências e partilhas relativamente aos diferentes sistemas de promoção e proteção de crianças e jovens nacionais, e sobre programas e estratégias de intervenção e formação familiar com crianças em situação de maus tratos.

Este fórum de reflexão será composto por 2 painéis, o primeiro dedicado ao Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens – Intervenção Familiar, Perspetiva Portuguesa Versus Perspetiva Espanhola, pelas 10h00 e um segundo sobre Espaço de Partilha: Apresentação de Desafios, Boas práticas e reflexões, pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Distrito de Faro.

Constituído por profissionais e entidades de dois países irmãos, Portugal e Espanha, este encontro pretende ser palco privilegiado de reflexão sobre a prática diária de intervenção com crianças em perigo. Uma reflexão sempre necessária, para que haja uma atualização constante de novas estratégias e técnicas de intervenção, pois com múltiplos olhares sobre o mesmo problema se alcança uma solução mais concertada e com maior probabilidade de se alcançar o sucesso.

Download: Programa do Encontro