Site Autárquico São Brás de Alportel

São Brás de Alportel celebra Carnaval com cinco dias de animação

Boa disposição, criatividade, tradição e originalidade são os ingredientes deste Entrudo Algarvio que se vive em São Brás de Alportel, abrilhantado com o empenho imprescindível dos são-brasenses e das suas associações. Conheça o programa de cinco dias do Carnaval são-brasense!

07 de fevereiro 2024

A folia carnavalesca volta a invadir São Brás de Alportel com os tradicionais desfiles das crianças e para todos os foliões, bailes e até a mais divertida Marcha Corrida do ano!

 

A festa está agendada na próxima sexta-feira de manhã, quando os alunos, professores e auxiliares das escolas do concelho desfilarem os seus divertidos e originais disfarces de Carnaval pela Avenida da Liberdade, numa parceria entre o Município e as escolas e infantários do concelho. Mediante as condições meteorológicas assim o justifiquem, o desfile poderá ser adiado sendo a decisão divulgada oportunamente pelo Município.

 

Para a EB n.º 1 de São Brás de Alportel está marcado um Baile de Carnaval e concurso de máscaras promovido pela turma do 4ºB da EB/JI n.º3 de São Brás de Alportel que tem início pelas 19h30.

 

No sábado, os grupos e foliões são-brasenses “aquecem os motores” em Gorjões, a partir das 15h00.  Uma iniciativa inédita nascida de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e o Clube Recreativo e Cultural Gorjonense.

 

A noite de sábado é mais animada na sede do Futebol Clube da Cabeça do Velho com o já tradicional baile que vai ser animado por Luís José, a partir das 21h00. A organização vai ainda dinamizar um concurso de máscaras. No ZD Disco Club os bailes e concursos de máscaras têm início pelas 23h00, do sábado (10 fev) e da segunda-feira (12 fev).

 

O domingo de manhã está reservado para a mais divertida Marcha Corrida do calendário do ano desta iniciativa promovida pela direção regional do Instituto do Desporto, que conta localmente com o apoio do município e onde os participantes são desafiados a apresentar-se disfarçados e bom humor! A marcha tem início pelas 10h00, junto ao Pavilhão Municipal Dr. José Pires.

 

A tarde está reservada para o tradicional Desfile de Foliões e de Carros Alegóricos que sai à rua, pelas 15h00, na Avenida da Liberdade, transformada neste dia em “Avenida da Alegria e Boa disposição” são-brasense, onde todos podem participar, com entrada e participação gratuitas.  Este ano, à festa são-brasense juntam-se os foliões gorjonenses!

 

A defesa das tradições do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade! Animação popular, com uma pitada de brejeirice e recheio de sátira política e social são os ingredientes que aguçam a imaginação dos participantes que se apresentam com disfarces, adereços, coreografias e carros alegóricos que brilham e convidam à brincadeira.

 

Uma iniciativa promovida pelo Município, com o apoio das associações locais e grupos informais. Com este objetivo, e para estimular a participação da comunidade, a Câmara Municipal atribui um apoio monetário às associações participantes que pretende ajudar a custear as despesas com a concretização dos carros e dos trajes.

 

O Museu do Traje comemora esta época com uma Matiné de Carnaval que tem início às 15h00 da próxima terça-feira, 13 de fevereiro.