Município de São Brás de Alportel apoia segurança alimentar nas escolas do concelho

08 de agosto de 2018

A segurança alimentar nas escolas do concelho é uma matéria de primeira prioridade para a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, razão pela qual, em reunião realizada recentemente foi aprovada, por unanimidade, a atribuição de apoio ao Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, com vista à implementação do sistema de segurança alimentar HACCP.

O apoio, no valor de 461,25 euros com IVA incluído, destinou-se a apoiar a contratação de serviços de controlo e segurança alimentar à empresa HISA – Higiene e Segurança Alimentar, Lda., no decurso deste ano.

Mediante este apoio têm sido realizados serviços, entre os quais análises aos alimentos utilizados nas escolas de ensino básico n.º 1, 2 e EB1/JI, onde são confecionadas as refeições dos alunos que frequentam o primeiro ciclo e o pré-escolar no concelho de São Brás de Alportel.

Um apoio que permite ao agrupamento escolar assegurar que encarregados de educação e as crianças que frequentam as escolas do concelho e que almoçam nestes estabelecimentos de que as refeições são preparadas com a maior qualidade e rigor e ao mesmo tempo cumprir todos os requisitos legais nesta área.

Com o mesmo objetivo de melhorar a segurança alimentar da comunidade educativa, o Município procedeu a obras de modernização da cozinha da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos e de intervenções na Escola Básica n.º 1. Obras que contaram com um investimento municipal global de aproximadamente 53 mil euros: 40 mil euros na Escola EB 2,3 e cerca de 12 mil euros na EB n.º1.

O procedimento para a realização de obras nas instalações sanitárias da EB 2,3 está também em fase de preparação.
Neste momento estão em curso também outros trabalhos de preparação do novo ano letivo 2018/19.

Investimentos que o Município prepara e executa tendo sempre como objetivo assegurar que os jovens alunos do concelho de São Brás de Alportel têm acesso às melhores condições e as melhores oportunidades nas escolas são-brasenses.