Avança elaboração do Projeto de Requalificação da EN2 - de São Brás de Alportel ao acesso à Via do Infante e Faro

09 de abril de 2019

Decorreu esta segunda-feira, dia 8 de abril, no Edifício da Câmara Municipal a primeira reunião de trabalho, no âmbito da elaboração do projeto de execução da Requalificação da EN 2 – São Brás de Alportel e ligação à A22, realizada entre elementos das Infraestruturas de Portugal (IP), equipa técnica da empresa adjudicatária Optimyzer e divisão técnica da autarquia.

A requalificação da EN2, de São Brás de Alportel ao acesso à Via do Infante e a Faro, é um projeto há muito defendido pelo executivo são-brasense liderado por Vitor Guerreiro, que resulta de uma sequência de inúmeras diligências efetuadas junto das Infraestruturas de Portugal e do Governo. A construção da Rotunda de acesso da EN2 à via do Infante, no ano transato, foi a primeira etapa alcançada, que representou uma melhoria muito significativa na circulação e segurança rodoviária, que será consolidada com a Requalificação da EN2 e melhoria do acesso à Via do Infante e Faro.

Trata-se de uma obra prioritária que visa melhorar condições de circulação e segurança rodoviária para quem circula naquele troço e tornar o município de São Brás de Alportel mais acessível e atrativo. O projeto visa a eliminação de algumas condicionantes e inclui a criação de zonas de ultrapassagem e a reformulação do cruzamento de acesso ao Mercado Abastecedor da Região do Algarve.

A criação de faixas de lento em algumas zonas do traçado; a retificação de algumas curvas mais perigosas na via, e a implementação de medidas de segurança para circulação de peões no sítio dos Machados, atravessado pela EN2 são alguns dos elementos do projeto.