Município de São Brás de Alportel prepara comunidade escolar para situações de emergência

22 de maio de 2019

No decorrer dos meses de Março, Abril e Maio, o Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel realizou simulacros em todas as escolas do concelho.

No âmbito do programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos” foram realizados simulacros tendo como cenários situações de incêndio nas escolas, os quais obrigaram à evacuação total dos 11 edifícios que constituem o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Os exercícios envolveram a participação do Agrupamento de Escolas, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, GNR e Unidade de Cuidados na Comunidade Alportellus e permitiram testar procedimentos e comportamentos de cerca de 1.576 alunos, professores e funcionários de todo o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

A realização destas atividades tem por objetivo “testar a estrutura de segurança interna e a capacidade de resposta a emergências dos estabelecimentos de ensino” servindo este tipo de exercício para identificar eventuais necessidades de melhoria de acordo com os riscos.

Este trabalho, tem vindo a ser realizado anualmente e de forma continua já há alguns anos, com elevado êxito, proporcionando grande sentimento de segurança a toda a comunidade educativa.

“É fundamental assegurar a segurança dos estabelecimentos de ensino e ao mesmo tempo promover educação para a proteção civil, junto das nossas crianças e jovens”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro.