São Brás de Alportel “Renasce” a 25 de maio

23 de maio de 2019

Duelos, bailes à moda antiga, um casamento proibido, o reboliço da República, os petiscos e os refrescos à moda do início do séc. XX são alguns dos momentos a não perder já este sábado, 25 de maio, na 3.ª edição  da Recriação Histórica “São Braz d’Alportel, 1914”, uma viagem no tempo.

São Brás de Alportel viaja no tempo já este sábado, dia 25 de maio, com a 3.ª edição da Recriação Histórica “São Braz d’Alportel, 1914” que tem como cenário privilegiado o Centro Histórico da vila, a partir das 15h00.

A “máquina do tempo” recua 105 anos, até 1914… uma época de novas conquistas com a implantação da República e o ano da elevação da freguesia de São Brás de Alportel a concelho. Um evento único que recorda e revive um ano que ficou marcado na História do Município e dos são-brasenses e que dá a conhecer um pouco melhor a vida dos algarvios no início do século XX.

Este evento de entrada gratuita e ideal para as famílias, convida os visitantes a entrar no espírito vestindo-se à época ou a passear pelas ruas, ruelas, becos e largos do Centro Histórico onde podem participar em atividades e assistir a encenações de salvamentos dos bombeiros, ao piquenique “Merendica” da ceifa, às tradições do linho, às serenatas, conhecer as rotinas do forno da aldeia, a representações de debates entre republicanos e monárquicos, à convocatória de mancebos para a guerra, ao discurso do fundador do concelho, aos bailes à moda antiga, ao desfile de soldados, até a um casamento às avessas da filha de um fidalgo com um moço da Carbonária.

Várias casas do Centro Histórico vão estar de portas abertas dando a conhecer espaços como um estúdio de fotografia à moda antiga; ou uma casa nobre, as montras estão adequadas à época.

No Adro da Igreja, miúdos e graúdos podem recordar e experimentar os jogos tradicionais ou subir à Torre do Relógio, aberta ao público pela primeira vez e assistir aos vários espetáculos que estão preparados nos vários palcos do recinto.

O desfile de trajes e personagens de época tem início pelas 18h30, no Largo de São Sebastião, junto ao Arco do Tempo.

Os visitantes podem levar para casa um retrato à época. Para tal podem adquirir um bigode ou alfinete de Dama! E podem também adquirir um jornal da época e levar um certificado com 105 anos.

Este evento foi lançado em 2015, no âmbito do programa das comemorações do Centenário do Concelho de São Brás de Alportel e realiza-se de dois em dois anos.

A Recriação Histórica “São Braz d’Alportel 1914” é uma organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tem apoio técnico do Museu do Trajo, conta com a colaboração de associações, estabelecimentos comerciais, artesãos e produtores, artistas e grupos musicais, grupos informais e da comunidade em geral. Esta terceira edição conta com o apoio do Programa 365 Algarve.

Obtenha todas as informações:
Video "III Recriação Histórica "São Braz d'Alportel 1914"

#365Algarve

Documentos para Download