Site Autárquico São Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel promove alternativas aos sacos de plástico

04 de julho de 2019

O Município de São Brás de Alportel promove no mês de julho um conjunto de ações de sensibilização no Mercado Municipal, com vista ao uso de alternativas aos sacos de plástico descartável e dá início ao projeto “Alcofa, o futuro na sua mão”.

Neste âmbito, a autarquia e a Algar promoveram, esta quarta-feira, 3 de Julho, “Dia Internacional Sem Sacos de Plástico”, uma ação de sensibilização no Mercado Municipal. A ação teve como objetivo alertar para o consumo excessivo de sacos de plástico, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.

No próximo sábado, dia 6 de julho, o Mercado promove nova ação de sensibilização, durante a qual será apresentado o projeto “Alcofa”.

O Projeto “Alcofa, o futuro na sua mão” é uma iniciativa do município de São Brás de Alportel, coordenada em conjunto pela Casa do Artesão e pelo Mercado Municipal, que pretende incentivar o uso de soluções alternativas ao consumo de sacos de plástico descartáveis e em simultâneo valorizar o artesanato e os recursos locais.

A partir de julho, nas manhãs de sábado, com a participação de artesãos locais, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel apresenta soluções alternativas ao saco de plástico descartável, em diversos materiais.

O Município de São Brás de Alportel e a Algar apelam ao envolvimento de todos os cidadãos na separação dos resíduos que produzem, sempre e em todo o lado e para que depositem corretamente esses resíduos nos contentores correspondentes. Ao fazê-lo estão a contribuir para evitar a poluição ambiental e a garantir que os resíduos recebem o destino adequado.

Os sacos de plástico leves são prejudiciais para o ambiente e para a saúde. No lixo misturam-se com o resto dos resíduos. Acabam por isso nos aterros ou no ambiente, onde podem permanecer mais de 300 anos. De acordo com a caracterização dos resíduos depositados em aterro de 2018, realizada pela Algar, 13% correspondem à categoria dos plásticos, sendo que 76% desse material correspondem aos sacos de plástico leves.

O “Dia Internacional Sem Sacos Plásticos” apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o ambiente, optando por reduzir o uso de sacos de plástico, reutilizar sempre que possível e caso não sejam passiveis de reutilização, deverão ser depositados no contentor amarelo do ecoponto, para serem reciclados.