Obra de Requalificação do Complexo de Piscinas Municipais Descobertas de São Brás de Alportel celebra 30º aniversário deste equipamento desportivo

05 de agosto de 2019

O Município de São Brás de Alportel procedeu neste sábado, dia 3 de agosto, à cerimónia de apresentação pública da Obra de Requalificação do Complexo de Piscinas Municipais Descobertas, integrado no Espaço de Lazer e Animação do Jardim da Verbena, um equipamento de grande significado na vida e na memória da comunidade são-brasense.

Este momento simbólico, contou com um conjunto de personalidades, entre autarcas, equipa técnica responsável pelo projeto, equipa dos Serviços Municipais de Desporto e representantes da empresa construtora, bem como da empresa concessionaria do Bar de Apoio, tendo sido na ocasião prestada homenagem pelo atual Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro a António José Bica, já falecido, antigo Presidente da Câmara Municipal, e responsável pela edificação deste equipamento, que abriu pela primeira vez as suas portas ao público a 1 de junho de 1989.

Vitor Guerreiro salientou que “passados 30 anos, as Piscinas Municipais Descobertas continuam a fazer parte da vida dos são-brasenses e consistem num forte atrativo para a zona histórica, cativando anualmente cerca de 30.000 utilizadores de todo o Algarve. Este investimento atual dignifica toda esta zona de desporto e lazer e eleva uma vez mais o património são-brasense e a nossa memória comum”.

Após decorridas algumas intervenções de manutenção e modernização ao longo destas 3 décadas, esta obra de profunda requalificação permitiu dotar o complexo das condições necessárias para dar resposta às necessidades atuais de um equipamento de desporto e lazer. Os trabalhos incidiriam em toda a estrutura, tanques de água, instalações de reciclagem, circulação de água, integrando ainda melhorias nos espaços verdes envolventes e a adaptação de todo o complexo a pessoas com mobilidade condicionada. A requalificação do complexo de Piscinas integrou um projeto mais vasto de valorização do espaço de lazer e animação do Jardim da Verbena. A intervenção contemplou a construção de uma rampa acessível de interligação entre o Jardim da Verbena e as Piscinas Municipais Descobertas, a construção de uma pérgula, a instalação de mesas de jardim adaptadas a utilizadores com mobilidade condicionada, entre outras melhorias.

Esta obra dá continuidade ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) que o Município de São Brás de Alportel tem e curso no Centro Histórico, no âmbito do Plano de Revitalização do Centro Histórico, representando um investimento de 265.574,86€, cofinanciado a 65% por fundos da União Europeia. A execução da obra esteve a cargo da empresa Construções Expresso Unipessoal, Lda.

Nota histórica:

O Jardim da Verbena é um espaço ex-líbris do Centro Histórico de São Bras de Alportel. Foi criado nos finais do séc. XVI, juntamente com o antigo palácio episcopal que serviu de residência de verão dos Bispos do Algarve, após a sede do Bispado ter mudado de Silves para Faro. Este edifício, que após a implantação da República, foi integrado nos bens do Estado, foi o local escolhido pela jovem autarquia são-brasense para acolher a primeira escola pública do concelho após a fundação do concelho e atualmente, após uma obra de reabilitação levada a cabo pelo município há uma década, acolhe o Centro de Artes e Ofícios.

O jardim do Palácio, atualmente conhecido por Jardim da Verbena é constituído por uma fonte monumental de oito bicos, coberta por um zimbório que ostenta as armas do Bispo D. António Pereira da Silva [1704-1515]. Tal como era caraterístico dos jardins botânicos da sua época, neste Jardim podemos encontrar plantas provindas dos diversos continentes, num conjunto de perto de 20 diferentes espécies, oriundas dos 4 cantos do mundo.

No terreno a sul do Jardim, foram construídas as Piscinas Municipais de São Brás de Alportel. O Complexo foi inaugurado 1 de junho de 1989. Em 2008, haveriam de ser complementadas pela abertura das Piscinas Municipais Cobertas na zona norte da vila, integradas no moderno Parque de Desporto e Lazer.

Ao longo das décadas o complexo de Piscinas foi acompanhando as sucessivas gerações, ocupando sempre um espaço muito especial no coração dos são-brasenses. Este espaço é também um dos elementos de maior atratividade turística do concelho que atrai inúmeros visitantes e turistas.

No verão de 2017 o Complexo registou perto de 28 mil entradas, número superado em 2018 com 30.194 entradas registadas entre junho e setembro.

Em 2019, nos primeiros 5 dias após a sua reabertura, depois da intervenção de reabilitação, registaram-se 2.300 entradas!

O complexo é composto por dois planos de água – Piscina Principal e Piscina Infantil - que reúnem todas as condições para a prática de diversas atividades aquáticas no âmbito da recreação e lazer. Esta instalação possui, ainda, uma prancha de saltos, um posto médico, dois balneários, bar, um amplo espaço de jardim e parque infantil.