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Município de São Brás de Alportel reforça respostas sociais

21 de março 2020

Ciente dos exigentes desafios que o contexto atual de Estado de Emergência para a contenção do Coronavírus COVID-19 está a colocar a todas as famílias, o Município de São Brás de Alportel está a desenvolver um conjunto de respostas sociais.
O Reforço do Serviço Municipal de Psicologia e do Grupo de Intervenção Sénior, a criação da Linha da Amizade, o Serviço Solidário “Vamos às compras por si” e o Banco de Voluntariado “COVID – São Brás” são algumas das medidas já em curso.

Para a mitigação dos vastos impactos sociais desta profunda crise sanitária, económica, social e emocional, foi constituída prontamente uma equipa psicossocial, coordenada pela Unidade de Serviços Sociais, que prontamente se lançou ao terreno e incansavelmente se encontra a apoiar a população mais vulnerável, acompanhando ao telefone e através de meios digitais os são-brasenses e as famílias socialmente mais vulneráveis.

A população sénior constitui a maior preocupação para os serviços sociais e por isso foi prontamente intensificado o trabalho do Grupo de Intervenção Sénior que é coordenado pelo Município com a colaboração e parceria das diversas entidades locais.
Uma vez que se encontram suspensas as ações presenciais do Grupo de Intervenção Sénior, em tempo de isolamento social, o grupo vai continuar a combater a solidão acompanhando e apoiando os seniores são-brasenses através de chamadas telefónicas regulares.

A “Linha da Amizade” tem o mesmo objetivo e está dirigida aos participantes seniores das atividades do Centro de Convívio de Parises e dos diversos polos da Rede de Intervenção Comunitária “ENVOLVE”.

O circuito “Vir à Vila”, assegurado por transporte municipal, que permite a muitos seniores fazer as suas deslocações à sede do concelho, encontra-se suspenso, situação que se pretende colmatar com o novo serviço solidário: “Vamos às compras por si”. Um serviço dirigido a idosos isolados, sem familiares a residir no concelho, que procura assegurar o transporte das compras de alimentos e medicamentos, evitando que os idosos saiam de casa, prioridade máxima na contenção da propagação do vírus sobre aquele que constitui o grupo de maior risco às consequências letais da doença.

O atendimento presencial dos diversos serviços sociais, sediados no Centro de apoio à Comunidade foi substituído pelo atendimento telefónico para monitorizar e acompanhar pessoas e grupos mais vulneráveis do concelho.  É o caso do Serviço Municipal de Psicologia, que procura dar resposta a inúmeros desafios que decorrem de um contexto que ameaça a saúde emocional.

O Centro Local de Apoio à Integração da Migrantes procura apoiar a comunidade estrangeira, neste momento tão difícil com atendimentos assegurados por telefone e email às quartas e quintas-feiras, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. O atendimento telefónico está disponível através do contacto: 289 840 020 e por E-mail através do endereço: claim@cm-sbras.pt.

O apoio às Vítimas constitui outra grande preocupação, num contexto que se teme poder vir a agravar o fenómeno da violência doméstica. O polo de atendimento da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima que suspendendo a sua presença regular no Centro Local, está agora disponível no tel. 963 725 830.

As crianças e jovens são alvo de uma preocupação maior. Impedidas de prosseguir a sua ação presencial no terreno, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens prossegue a sua missão, realizando as suas reuniões com recurso a meios digitais e substituindo visitas por constantes chamadas telefónicas para acompanhar as situações e proteger os mais novos, mantendo sempre acessível a linha telefónica 913 273 209 e o email cpcj@cm-sbras.pt .

A pensar nos  jovens, a crescer num período tão incerto, o apoio está a ser reforçado através de contacto telefónico e das redes sociais. O Espaço Jovem está agora disponível através da linha “Jovem EM Casa”: 924 136 474, e preparou um conjunto de serviços e desafios on line.

Para responder a uma  evolução da situação de crise, o Município está a reforçar a Plataforma de Ajuda Alimentar, coordenada pela Loja Social e em parceria com as instituições de solidariedade do concelho e do Agrupamento de Escolas.

Para apoiar todo este exigente trabalho está a ser constituído um Banco de Voluntariado “COVID-São Brás”, que vem reforçar a Rede de Voluntariado do concelho, para permitir reforçar as iniciativas solidárias junto dos munícipes em situação vulnerável. Os interessados podem entrar em contacto através do email: solidariedade@cm-sbras.pt.

Na antecipação de diversos cenários futuros, o Município de São Brás de Alportel reforçará o Fundo Social de Emergência e encontra-se a avaliar a possibilidade de lançar novas medidas de apoio social.